quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DIA DA BÍBLIA

2º DOMINGO DE DEZEMBRO É O DIA DA BÍBLIA
Sugestões de alguns jograis e peças para esse dia:
COM O QUE A BÍBLIA SE ASSEMELHA
(Crianças segurando os símbolos, falam e citam a passagem bíblica).

Criança com uma VELA acesa:
A Bíblia é como a luz para guiar, orientando-nos no que temos de fazer e escolher. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. Salmo 119.105

Criança com um ESPELHO:
A Bíblia pode ser comparada com um espelho onde podemos contemplar o que somos e fazemos. É o que nos diz Tiago em sua carta: “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra, e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural”. Tiago 1.23

Criança com um MARTELO:
Assim como o martelo quebra as pedras, os ensinos da Bíblia podem quebrar o pecado nos corações. “Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiuça a pedra?” Jeremias 23.29

Criança segurando um EMBRULHO EM PAPEL DOURADO:
A Bíblia foi comparado ao ouro, no salmo 19. “Os preceitos do Senhor são mais preciosos que o ouro, sim, do que muito ouro fino.” Salmo 19.10

Criança com uma ESPADA:
Paulo diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” Efésios. 6.17

Criança com um VIDRO DE MEL:
O salmista diz que os ensinamentos da Bíblia são “mais doces do que o mel”. Salmo 19.10

Criança com SEMENTE E FRUTOS:
Jesus comparou a Palavra de Deus à semente (mostrar) que, caindo em terra boa, produz muito fruto (mostrar). [/align]
(Retirado do portal EBD postado por Roberto)
Fonte: http://www.metodista.org.br
Um jogral postado por Daya no portal da EBD www.escoladominical.net/


A MINHA BIBLIA QUERIDA
(AUTORA - Waldemira Mesquita / ADAPTAÇÃO: Priscila)

1) Se abro aqui no começo,
Leio sobre a criação.

2) Um pouco mais adiante
Fala de nosso pai Abraão.

3) Fala de Moisés, de Josué,
De Débora e também de Sanção.

4) De reis e muitos profetas,
Cujos nomes aqui estão.

5) Se no meio abro a Bíblia
O livro de Salmos ME dirá:“ O Senhor é o meu pastor,e nada me faltará”.

6) Agora vem o principal:
leio a vida de Jesus, meu Salvador, sem igual.

7) Mas os feitos dos apóstolos,
Aqui também nós achamos.

8) As treze cartas de Paulo
Que chamamos de cartas gerais.

9) E aqui o Apocalipse...
Quantas riquezas encontramos!

10)Por isso amo a Bíblia,
A Bíblia que Deus nos deu.

TODAS REPETEM JUNTAS: Ela diz que Deus é Pai, e, salvo, sou filho seu. Assim feliz vou na vida,com minha Bíblia querida.
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Os tipos de Bíblia e sua carinhas:

(Bíblia Bonita)
Eu sou uma Bíblia feliz,
Sirvo sempre que sou desejada.
Meu dono me carrega com orgulho,
Pois dos crentes sou a espada.
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(Bíblia Triste)
Eu sou a bíblia esquecida
Vivo triste em meu lar,
Meus donos vão para a igreja
E esquecem de me levar
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(Bíblia Suja) Eu sou a Bíblia suja

Meu dono me deixa na estante
aberta no Salmos 91.
Pegando poeira constante!


Dentro de mim está escrito,
Que sou como uma espada.
Mas minha dona me usa,
Pra no seu filho dar pancada.
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(Bíblia esquecida)
Eu sou a bíblia mais famosa,

Sei que de mim,agora vão se lembrar.
Da Bíblia esquecida na igreja,
Após o culto terminar.

Fonte :http://criancaevang.blogspot.com/2007/11/nossa-amiga-biblia.html Visitem este blog tem muitas coisas bonitas e interessantes.

domingo, 19 de outubro de 2008

DIA DA REFORMA PROTESTANTE

31 de outubro - DIA DA REFORMA


Martinho Lutero (1483 - 1546)


A REFORMA PROTESTANTE
Apresentação Teatral
Autor: Rev Dilécio da Silva Oliveira

CENA 1 - Sala de uma casa. Ao fundo uma porta. Pelo lado do palco, entram 3 estudantes com suas pastas escolares.

Marli: Adriana , tenho que fazer um trabalho sobre a Reforma Protestante do Século XVI. Você tem alguma idéia para me ajudar?

Adriana: (caçoando) Eu tenho! Faça um boa pesquisa nos livros... (há!há!)

Marli: Engraçadinha! Claro que vou pesquisar. Eu só queria que você adiantasse meu trabalho...

Vagner: Pois eu vou ajudá-la, Marli. Se você não sabe, trata-se da reforma religiosa iniciada por um monge alemão, chamado Martinho Lutero.

Marli: E o que ele reformou?

Adriana: Lutero reformou a Igreja, fazendo-a voltar aos princípios bíblicos. A Igreja daquela época estava cheia de erros na doutrina e na prática religiosa.

Marli: Que interessante! Fale mais sobre o assunto.

Adriana: Ao se fazer monge, Lutero não levou uma vida fácil. Acreditava que pudesse justificar sua alma perante Deus, através de seus próprios esforços. Rezava muito, suplicando a Deus o perdão. Fazia muitas penitências. Maltratava seu corpo com um chicote, abstinha-se de comer e beber até por três dias consecutivos, subia de joelhos escadarias inteiras... mas não encontrava a paz que tanto procurava.

Vagner: Agora, deixem-me falar também! Hum!!... Foi num dia triste desses que ele encontrou resposta para suas aflições, foi assim...

CENA 2 - Pela porta, ao fundo, entra Lutero com uma Bíblia na mão e fala, dirigindo-se à platéia.

Lutero : Oh, meu Deus! Sinto-me afundar! Minhas obras de caridade, meus sacrifícios e penitências, por maiores que sejam, não trazem paz a minha alma! Responda-me, Senhor, onde achar a paz? Onde? Onde?...(Senta-se, começa a folhear a Bíblia, buscando algo... de repente, exclama) Está aqui, bem diante de meus olhos, na Epístola de Paulo aos Romanos, capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!! Então, é isso! A justiça vem pela fé, não depende de qualquer obra! Isto significa que estou perdoado! Estou justificado perante Deus! (sai)

CENA 3
- Entra D. Rute, a mãe de Adriana, oferecendo a todos um suco.

D. Rute: Aceitam um suco? Hoje, o dia está tão quente!... (distribui os copos, todos agradecem)

Adriana: Pois é, com relação a justiça que provém da fé, Lutero viu, por fim, que a salvação é ganha pela confiança em Deus, mediante Jesus Cristo, e não pelos ritos, sacramentos e penitências da Igreja. Isso mudou totalmente a sua vida e todo o curso da história.

D. Rute: Posso participar da conversa? (todos respondem: "É claro!") Além de Lutero sentir-se tremendamente enganado pela doutrina religiosa que vinha seguindo, pregou severamente contra a venda de indulgências.

Marli: Indulgências?... O que é isso?

Adriana: Foi o seguinte: o Papa Leão X, querendo arrecadar dinheiro para sustentar o luxo da corte papal e também terminar de construir a Basílica de São Pedro, em Roma, formulou um documento, onde dizia que, em troca de determinada quantia em dinheiro, as pessoas recebiam o indulto das penas impostas pela Igreja pelos seus pecados.

D. Rute: Entre os vendedores de indulgências, um dos mais hábeis e ativos era o monge Tétzel, que tinha preços fixos para todo tipo de pecado, como adultério, perjúrio, sacrilégios, assassinato e outros. Vendia cartas de indulgências até para pecados que pudessem ser cometidos no futuro...

CENA 4 - Pela porta, ao fundo, aparece Tétzel com um cofre nas mãos.

João Tétzel: Senhores e senhoras, Ninguém precisa mais sentir os sofrimentos do purgatório! É só o seu dinheiro tilintar no fundo deste cofre e a alma de seus entes queridos saltará para o céu!
(entram pessoas interessadas em comprar as indulgências e conversam com Tétzel)

1º interessado: Senhor monge, se eu pagar por esse direito, minha alma ficará garantida contra as penas eternas?

João Tétzel: Sim, é isso mesmo!

1º interessado
: Então, desejo pagar pela minha salvação! (paga)

2º interessado: Senhor monge, minha tia era muito má. Ela faleceu há três meses. Comprando a indulgência, ela será salva?

João Tétzel: Claro, como já lhes informei, no mesmo momento que a moeda ressoa no fundo do cofre, a alma sai do purgatório.

(Tétzel vai saindo, feliz, balançando o cofre cheio de moedas).

CENA 5 - Do outro lado do palco, o grupo de estudantes continua comentando.

Marli: Que horror! Agora posso imaginar a revolta de Lutero contra tantas mentiras e maldades.

D. Rute: Realmente! Lutero era um sacerdote sério, consciente, e sentiu-se na obrigação de admoestar o povo contra aqueles abusos e práticas erradas.

Vagner: Entre outras coisas, Lutero defendeu a verdade de que a única cabeça da Igreja é Jesus Cristo, e não o papa. A situação foi se agravando e o papa o excomungou, mas Lutero nada temeu, continuou firme, defendendo os verdadeiros princípios bíblicos.

CENA 6
- Entra Lutero pela porta, ao fundo, trazendo nas mãos uma comprida folha de papel, um martelo e pregos.

Lutero: Grande mentira se tem vendido entre o povo! A salvação não pode ser comprada por dinheiro, nem por qualquer outro mérito. Os cristãos são salvos pelo dom da graça de Deus, aceita pela fé em Jesus Cristo. E basta o arrependimento sincero para receber o perdão de Deus. Aqui estão as provas bíblicas contra todas as falsas doutrinas da Igreja Católica Romana.

(toma o documento, onde em letras grandes pode-se ler: "95 teses", e prega na porta, saindo a seguir)

CENA FINAL - D. Rute e o grupo de estudantes posicionam-se no centro do palco.

Vagner: As 95 teses que Lutero pregou na porta da Catedaral de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517, deram início a um dos acontecimentos mais importantes da história: a Reforma Religiosa!

D. Rute: É bom lembrar que isto custou a Lutero ameaças de prisão e de morte. No entanto, Deus não permitiu que ele fosse transformado em mártir. Protegido pelo príncipe da Saxônia, Frederico o Sábio, Lutero refugiou-se no Castelo de Wartburg, período em que aproveitou para escrever vários livros. Porém sua obra mais grandiosa, neste tempo, foi a tradução da Bíblia para o idioma alemão. Isto possibilitou ao povo ver com seus próprios olhos os erros do Catolicismo Romano.

Adriana: Mais ainda, mãe, para responder por seus atos contra a Igreja, Lutero foi convocado a comparecer diante da Dieta de Worms, uma assembléia formada por príncipes e representantes de várias ciddades.

Marli: E ele teve coragem de comparecer diante desse terrível tribunal religioso?

Adriana: Teve, sim. As pessoas diziam para ele não atender a convocação, porque poderia ser morto, mas ele respondia: "Irei, sim, ainda que haja lá mais demônios que as telhas deste castelo!"

Vagner: Sabe, Marli, A intensão de Lutero não era fundar uma outra Igreja, ele desejava ver uma reforma no seio da própria Igreja. Porém, em Worms acontececeu o que chamamos de a grande cisão da Igreja. Os que estavam presentes no tribunal e concordaram com as posições de Lutero, passaram a compor a Igreja Protestante, e o outro grupo permaneceu no Catolicismo Romano.

D. Rute: Os ideais da Reforma Protestante não ficaram só na Alemanha, explodiram em diversos lugares ao mesmo tempo. Na Suíça levantou-se Zwínglio, Calvino e outros. Na França, Farel, Lefèvre, o próprio Calvino e Melancton. E, assim, a reforma progrediu rapidamente, atingindo os Países Baixos, a Dinamarca, a Suécia, a Noruega, a Inglaterra, a Polônia, a Boêmia, a Áustria, abalou até a Espanha e Portugal. Por ordem da Igreja Romana muitos crentes foram queimados vivos. A Espanha sufocou o movimento a ferro e fogo. Nos Países Baixos, cem mil vítimas foram massacradas. Na França se processou uma carnificina, que ficou conhecida como a "Noite de São Bartolomeu", quando morreram entre oitenta a cem mil huguenotes. Porém nada pode deter o poder maravilhoso do evangelho, a Verdade foi proclamada a todos os ventos, e, hoje, somos milhões e milhões de crentes em todo o mundo. E, a cada dia, mais e mais pessoas vêm aos pés de Cristo para receber gratuitamente a salvação pela fé.

Marli: Foi muito bom ouvir esta linda história. Agora, já sei o que vou escrever no trabalho que tenho para fazer. Agradeço a cooperação de todos vocês.

Adriana: Esperem um pouco! Antes de vocês sairem, vamos todos cantar um hino composto por Martinho Lutero. O nome do hino é "Castelo Forte". Ele é considerado o hino universal do evangelismo.
(Todos os presentes, atores e platéia, cantam juntos o hino "Castelo Forte" - nº 155 do Hinário Novo Cântico)

Martinho Lutero (1483 - 1546)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DIA DAS CRIANÇAS

DIA DAS CRIANÇAS
Sugestão de Programas
DIA DA CRIANÇA


MENSAGEM AOS PAIS

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.


"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

PROGRAMA: "Orando pelas Crianças do Brasil"


Objetivo desta programação: ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.

Material:Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.

1ª Parte - Parte devocional

1. Cântico do Hino Nacional
Entrada da bandeira do Brasil
Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros

2. Oração pelo Brasil

3. Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16

4. Louvor - um grupo de crianças

5. Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.

6. Necessidades de sua cidade
Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração

7. POESIA
CRIANÇA
(Beatriz Junqueira Accorsi)
Criança doce e querida,
Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.

Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:
Dos anjos és a lembrança.

Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!

Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!

Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!

8. Cântico coral pelas crianças

9. Oração Final

2ª Parte - Parte Social

Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche


Sugestão de Brincadeiras

1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.

2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.

3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.

4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.

5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
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