terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

sugestões para o dia das crianças

14- O DIA DAS CRIANÇAS.

SUGESTÃO DE PROGRAMA
(Extraído da internet)
Obs.: Troque o tema e as histórias de acordo com o que Deus colocar em seu coração (.Sugestões de brincadeiras e lembrancinhas nos próximos tópicos.)
CRIANÇA GOSTA DE FESTA
Fernando Carneiro de Morais
I. FAÇA UMA FESTA
A. As crianças são atraídas por festa
B. A Bíblia fala de festa
C. A oportunidade do evangelho pode estar na festa
II. ORGANIZE SUA FESTA
A. Sonhe com a festa
B. Veja quem você vai convidar para a festa
C. Defina a data e o horário da festa
D. Escolha o local da festa
E. Pense no tema da festa
F. Prepare a alimentação da festa
G. Cuide da diversão da festa
H. Planeje o programa da festa
III. PROGRAME SUA FESTA
A. JESUS AMA AS CRIANÇAS
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 200 – Jul./Ago./Set/2005
. PROGRAMAÇÃO DA FESTA
a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas escrito “Jesus ama o (a) nome da criança” e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos

Louve, Cante e Ore
d) Brincadeiras
e) Cânticos
Vou Anunciar
Um Bom Amigo É
f) Lição
Jesus Ama as Crianças
g) Apelo
h) Memorização
“Deixai vir a mim os pequeninos, não embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” Marcos 10:14
i) Especial
Fantoches
j) Cântico
Célere a Vida em Cristo
k) Lanche
l) Lembrançinhas
2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Um papel A5 dobrado ao meio. Por fora desenhe motivos de festa (balões coloridos, por exemplo). Dentro faça um grande coração e dentro escreva o nome do convidado e as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore como uma festa de criança, com balões coloridos. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles.
3. RECURSOS VISUAIS
A lição está na revista. Use as figuras como estão ou amplie em xérox colorido e cole em papel cartão. Depende do tamanho da sua festa. O versículo deve ser visualizado. Pode ser dentro de um grande coração colorido. Ele pode até já fazer parte da decoração da festa.
4. MÚSICAS
As músicas sugeridas fazem parte do CD “Celebrando a Vida em Cristo” do Kit de EBF “Volta ao mundo com Jesus”, vendidos separadamente na APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça que falem do amor de Jesus pelas crianças.
5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches com três personagens. Um menino que acha que ninguém o ama, uma menina que tenta convencê-lo do contrário e um adulto que explica aos dois que Jesus ama.
6. BRINCADEIRAS
Jesus ama. Dê a cada criança um cartão em forma de coração escrito “Jesus Ama” e uma caneta ou lápis. A um sinal a criança deve assinar seu próprio nome no cartão e sair em busca de mais assinaturas das outras crianças e pessoas que estiverem na festa. Depois de um ou dois minutos, dê outro sinal para pararem.
Verifique a criança que conseguiu mais assinaturas.
Jesus me ama, eu sei! Use a sugestão das páginas 28 e 29 da revista para fazer uma atividade com as crianças.
7. LANCHE
Tenha um coração colorido de papel cartão escrito “Jesus ama você” (seria interessante se fosse o próprio nome da criança) com balas e bombons grampeados ao redor.
B. A FESTA DAS CORES
Use algum método de evangelismo com cores (Livro sem palavras ou outro)
1. PROGRAMA DA FESTA
a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas nas cores amarelo, vermelha e verde com o nome da criança e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos
Exaltação a Deus (CSPC Vol. 2 n° 22)
O Senhor é a minha força CSPS Vol. 2 n° 13)
d) Brincadeiras
e) Cânticos
Livro sem palavras (CSPS Vol. 2 n° 81
Alô! Alô! (CSPC Vol. 2 n° 3)
f) Lição
Apresente o evangelho usando algum método com cores.
g) Apelo
h) Memorização
“Porque Deus amou ao mundo” João 3:16ª
i) Especial
j) Cântico
Livro sem palavras (CSPS Vol. 2 n° 81)
k) Lanche
l) Lembrançinhas

2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Faça círculos em papel dobradura nas cores do Livro sem palavras. Cada círculo de uma cor deve ter tamanho diferente dos das outras cores. Cole um dentro do outro por ordem de tamanho. No centro escreva o nome do convidado. Ao redor vá escrevendo as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore o local com balões, faixas, toalhas, copos, guardanapos, etc, nas cores do Livro sem palavras.
c) LISTA DE CONVIDADOS
Tenha uma lista das crianças que convidou para a festa. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles após a festa.
3. RECURSOS VISUAIS
Escolha o método que você for usar e faça do tamanho apropriado para o número de convidados da sua festa. O versículo pode ser um cartaz já usado para a decoração da festa.
4. MÚSICAS
As músicas sugeridas para esta festa estão no 2° volume dos Cânticos de Salvação para crianças, publicado pela APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça e falem do plano da salvação.
5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches onde um menino tem na mão o Livro sem palavras e, encontrando uma amiguinha, resolve falar com ela sobre ele.
Divida as crianças em três times conforme as cores das etiquetas (se forem poucas crianças divida só com duas cores). Faça uma competição entre as cores.
6. BRINCADEIRAS
Corrida do tatu. Cada time se posiciona em fila, com os pés afastados formando um túnel. A um sinal, o último da fila deve engatinhar por debaixo das pernas dos companheiros e se posicionar na frente da fila e assim até que o que estava em primeiro volte a sê-lo. Ganha o time que fizer em menos tempo.
Gosto secreto. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão branco. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão em branco. A um sinal, uma criança de cada time vai até a caixa e colore o cartão com a cor preferida. Volta ao seu lugar sem permitir que ninguém veja que cor escolheu. Quando todos tiverem ido, ganha o time com a maior variedade de cores ou o time que todos escolheram a mesma cor.
7. LANCHE
Além de sanduíches e salgadinhos, tenha docinhos nas cinco cores do Livro sem palavras.
8. LEMBRANCINHAS
Providencie um Livro sem palavras pequeno ou outra idéia com suas cores.
C. SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI!“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 50 - n° 197 – Out./Nov./Dez/2004
D. SEMPRE VERDADEIRA EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 198 – Jan./Fev./Mar/2005
E. NÃO HAVIA LUGAR “O EVANGELISTA DE CRIANÇAS”
Ano 50 - n° 201 – Out./Nov./Dez/2005
IV. O COMPROMISSO COM SUA FESTA
Sua festa não será apenas um momento de lazer para as crianças, será também a oportunidade de conhecerem e receberem a Cristo como salvador. Tenha um compromisso de, primeiro, realizar a festa. Também de orar pela programação e pelos convidados que virão. Preencha e assine o compromisso abaixo e esforce-se para fazer o melhor para o Senhor.

3 comentários:

  1. a paz do senhor. nome é pastor clovis barbosa da silva e quero parabenizar a irmã andreia e toda a diretoria da criada. por esse trabalho maravilhoso que vcs fazem direcionados por DEUS porque toda honra e toda a glória seja dadas a ele. eu louvo ao senhor por vidas de pessoas como voces que se dedicam por esse ministério pois sabemos que essas crianças são futuros pastores missionarios e missionarias que estão sendo preparados instruidos e doutrinados por pessoas como voces. ensine a criança no caminho em que ela deve andar. proverbios 22;6 que DEUS abençoe rica e abundantemente a vida de voces e creia DEUS esta a procurade pessoas que possam enxergar o impossivel. fiquem na paz e de um abraço em seus pastores por mim.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog, vai ajudar muito a minha vida , pois estou começando agora a dar aulas na escolinha dominical para crianças de 1 à 3 anos.

    ResponderExcluir
  3. Sou Pb Albertino, obreiro da AD PB, parabenizo a Ir Andreia e equipe por este belo trabalho voltado para as crianças, que o Senhor jesus continue vos abencoando e suprindo todas as vossas nescessidadaes, estamos aprendendo com gente como vcs a lidar com este depto da nossa igreja. Obrigado!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.